Offline
Um plano de trabalho com lições de sabedoria para a vida toda
05/02/2020 10:48 em Novidades

Um plano de trabalho com lições de sabedoria para a vida toda

É preciso desconstruir a crença de que o trabalho é um castigo.

 

 

 “O trabalho dignifica o homem”, já dizia o adágio popular. Ainda assim, existe muita gente que não se deu conta da importância do trabalho para a vida. Não se trata tão somente de provisão, mas de realização pessoal, saúde emocional e bem estar.

Veja o que diz a Palavra de Deus sobre trabalho, em Provérbios capítulo 14 e versículo 23: “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza”. Portanto, precisamos aprender a sentir prazer no trabalho.

Quem sente prazer ao trabalhar rende melhor, tem maior possibilidade de reconhecimento e realiza tudo com melhor qualidade do que aqueles que trabalham desmotivados. Por isso, é preciso desconstruir a crença de que o trabalho é um castigo. Jesus Cristo disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5.17).

 

Agora, como podemos realizar o trabalho de forma eficiente? Será que existe um plano de trabalho que possa ser aplicado para a vida toda? Quais as lições de sabedoria que aplicadas trarão resultados na labuta?

 

1.   Ética

 

Faça o que é certo e não o que é fácil. O nome disso é ética e faz muita diferença no dia a dia. A palavra deriva de ethos, que diz respeito ao costume, hábitos e comportamento dos indivíduos.

Ser uma pessoa ética significa ser alguém moralmente confiável. Você contrataria um trapaceiro para cuidar das finanças da tua empresa? Em Provérbios 21.3 a Palavra diz que Deus prefere uma pessoa ética a um fanático religioso.

 

Nós lemos também em Lucas capítulo 16 versículo 10 e 11: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?”.

 

2.   Planejamento

 

Comece pequeno. Não tenha vergonha de começar por baixo. Quer realizar coisas grandes? Aprenda a crescer de forma lenta e progressiva. “Os planos bem elaborados levam à fartura”, diz Provérbios capítulo 21 e versículo 5.

Fazer planejamento sobre o que se deseja realizar é algo importantíssimo e indispensável para a vida. Esse conselho não serve apenas para o trabalho, mas para tudo o que você deseja realizar.

Veja este trecho do evangelho segundo Lucas no capítulo 14 de 26 ao versículo 32: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores e pede condições de paz”.

 

3.   Foco

 

Aprenda a dizer “não”. O nome disso é foco. Pode ser uma coisa aparentemente difícil desenvolver isso, mas quando permitimos que outras coisas tirem a nossa atenção no trabalho, como redes sociais, televisão, internet, a possibilidade de alcançarmos nossos objetivos se tornam menores.

Veja o que disse o famoso inventor Steve Jobs sobre foco: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

4.   Garra

 

Há momentos que as coisas não serão favoráveis, então você precisará empreender força. Chamamos isso de força de vontade, persistência ou garra. Essa é uma característica de quem trabalha bem.

Os romanos tinham um ditado sobre isso: “Parou de ventar? Então comece a remar”. Essa também é a lição por trás de Eclesiastes capítulo 10 e versículo 10, que diz: “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso”.

 

5.   Criatividade

 

Não tenha medo de errar. Crianças erram o tempo todo, ainda assim continuam tentando coisas novas, buscando aprender cada vez mais. Existem pesquisas que mostram que quanto mais velhos, menos criativos ficamos, pois paramos de arriscar.

Quando você arrisca e comete erros, tem a chance de aprender com eles e começar novamente. O ruim é não fazer nada por medo de errar. Se tornar uma pessoa limitada, reprimida, sem perspectivas.

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.” (Henry Ford)

 

6.   Produtividade

 

Aprenda a fazer gestão do tempo. Afinal, se você acha que o tempo voa, aprenda a ser o piloto.  Lembre-se que Deus deu 24 horas para todos e que cada um deve fazer o melhor com o seu tempo.

O salmista diz o seguinte: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmos 90.12). Isso vale para o tempo também, precisamos aprender a não desperdiçar o tempo que temos.

Seja uma pessoa produtiva e faça as coisas acontecerem. Busque as ferramentas corretas e realize o que tem que ser realizado, faça o que tem que ser feito.

 

Abner Ferreira

https://www.gospelprime.com.br/um-plano-de-trabalho-com-licoes-de-sabedoria-para-a-vida-toda/

COMENTÁRIOS