Offline
Diferença entre pecado e Iniquidade
18/07/2019 19:56 em Novidades

A diferença entre pecado e Iniquidade

 

     No grego a palavra pecado é descrita como "hamartia" e significa errar o alvo. Erramos o alvo quando, sem pensar, fazemos algo que vai contra as leis de Deus o que a gíria aponta como um "pisar na bola", uma "escorregada". É algo isolado que aconteceu por acidente.

 

 “Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem” (João 19:11).

 

       Nessa passagem de João, o foco é no erro cometido!

 

       Iniquidade no grego é "anomia" e significa uma condição daquele que não cumpre a lei. A palavra condição implica em ato de constância, ou seja, a iniquidade é quando um pecado se torna constante e quem a comete tem consciência disso.

 

“Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mateus 7:23). 

 

       Aqui em Mateus podemos perceber que o foco é na pessoa que pratica o erro.

 

       O iníquo é quem se orgulha do caminho do pecado e anda nele. O pecador é alguém que errou o alvo, mas se arrepende. Nós servos de Cristo somos pecadores (pois erramos o alvo de vez em quando), mas não podemos ser iníquos, ou seja, mergulhados na iniquidade, pois a prática constante de pecados é um sinal na vida de quem não serve a Deus: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1João 3:9).

COMENTÁRIOS