Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
O dia das mães: por Pastor Nelson Nunes
21/05/2019 16:35 em Novidades

O DIA DAS MÃES

Pastor Nelson Nunes

Igreja Presbiteriana Renovada de São Carlos

maio de 2019

 

         A comemoração do Dia das mães começou nos Estados Unidos em maio de 1905, em uma cidade do Estado da Virginia Ocidental. Anna Jarvis, filha de pastores, junto com algumas amigas deram inicio a um movimento para instituir um dia de homenagens a sua mãe. A idéia era fortalecer os laços familiares e de respeito pelos pais. Em 1872 a escritora Julia Ward Howe organizou em Boston um encontro de mães dedicado a paz.

       A luta de Anna para que o dia fosse incluído no calendário oficial durou três anos e, finalmente em 26 de abril de 1910 o governador da Virginia Ocidental, William E. Glasscock atendeu as solicitações e incluiu o dia das mães no calendário oficial do seu estado. Em 1914 a celebração foi unificada pelos Estados Unidos sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo mais de 40 países adotaram a data. No Brasil o primeiro dia das mães foi comemorado pela associação Cristã de moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932 Getúlio Vargas oficializou a data. 

      A figura da mãe faz parte da família instituída por Deus conforme Genesis capítulos 1, 2 e 3, Salmos 127 e 128 e ainda a própria família de Jesus em todo Novo Testamento, além das cartas de Paulo. Analisando a figura de cada componente da família entendemos um pouco mais da relevância do papel das mães. 

         O sentido hebraico da palavra Pai significa a força da casa, da família, aquele que trabalha para sustento da família; filho significa a vida da família, a alegria da casa. O sentido mais interessante em hebraico é para a palavra mãe. Formada por duas letras ALEPH que representa força e MEM que representa água. Estas duas letras juntas nos dão o sentido de água forte. os hebreus produziam cola fervendo pele de animais na água. Quando a pele amolecia um líquido pastoso subia a superfície da água e esse era usado como cola - água forte. por isso mãe é aquela que, usada pelo SENHOR mantém a família unida e forte.

 

Agradecemos a DEUS pelas nossa mamães! Que o Todo Poderoso possa guardá-las e abençoá-las grandemente.

 

COMENTÁRIOS